O que é a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática (Orthos significa endireitar em grego e Gnathia significa mandíbula em latim) é uma cirurgia para reposicionar os maxilares, permitindo que os dentes possam morder juntos corretamente; também tem a vantagem de equilibrar e melhorar a aparência facial.

 

Porque esta cirurgia é necessária?

Este procedimento só é realizado quando for apropriado e, principalmente, se o paciente quiser que seja feito.Em alguns casos é impossível corrigir os dentes apenas através de ortodontia (aparelho). Isto ocorre porque os ossos da face e dos maxilares, nos quais os dentes estão inseridos, podem estar fora de equilíbrio entre eles (por exemplo, você pode ter uma arcada superior maior e uma mandíbula de tamanho normal).
A cirurgia ortognática é capaz de corrigir essas discrepâncias entre os maxilares e equilibrar o formato da face.

 

Por que preciso de tratamento ortodôntico depois da cirurgia?

É importante a utilização do aparelho ortodôntico para movimentação dos dentes e para garantir que estes “engrenem” corretamente após a cirurgia. Normalmente, o aparelho fixo permanece por um período de 18 meses antes da cirurgia. Eles são usados por até 6 meses após o procedimento cirúrgico para que os dentes sejam finamente ajustados e estabilizados.

 

Quanto tempo dura o tratamento?

No total, o tratamento pode levar cerca de dois anos e meio; a cirurgia ocorre em média 18 meses apó o início da ortodontia podendo variar de caso para caso.
O período de tratamento ortodôntico é extendido por falta às consultas e eventuais rupturas de brackets.

 

A operação é dolorosa?

O principal problema após a cirurgia é dormência e o edema (inchaço) em vez de dor. A combinação dos lábios dormentes e do inchaço faz com que se pareça pior do que realmente é.
Como a recuperação individual é variável, o auge do inchaço ocorre entre 36-48 horas após a cirurgia e, gradualmente, vai diminuindo ao longo de cada quinzena.
A aparência final pode levar vários meses para revelar as significativas mudanças do formato do seu rosto e apenas parentes e amigos próximos irão notar essas mudanças sutis antes da regressão total do inchaço.

 

Quanto tempo vou ficar no hospital?

Isto depende de cada indivíduo, mas a maioria dos pacientes permanece no hospital durante uma ou duas noites após a cirurgia. As pessoas variam no tempo de recuperação, no entanto, você deve considerar ficar afastado de suas atividades por um período entre duas a quatro semanas.

 

Como é a cirurgia?

O procedimento é feito por dentro da boca para que não hajam cicatrizes externas e sob anestesia geral. Em muitas raras ocasiões o cirurgião pode precisar fazer um corte de 2 milímetros no ângulo de sua mandíbula, mas torna-se praticamente invisível em algumas semanas após a cirurgia.
As arcadas são reposicionadas e fixadas através de pequenas placas e parafusos, que permanecem sob a gengiva. Os dentes normalmente não saem ligados entre si (boca “amarrada”), mas pequenos elásticos podem ser utilizados entre as arcadas para orientar a arcada em sua nova mordida.

 

 

Posso comer normalmente após a cirurgia?

A boca após a operação não estará impedida de se movimentar, mas a abertura estará limitada pelos elásticos (em alguns casos) e pelo inchaço. Você será incentivado a comer e beber desde o primeiro dia e, gradualmente, progredir com alimentos de consistência amolecida até uma dieta normal ao longo das próximas semanas.

 

Quais são os riscos ou complicações associadas a esse procedimento?

Este é um procedimento geralmente muito seguro que é realizado regularmente em hospital por profissionais especializados e experientes. Complicações neste tipo de cirurgia são, felizmente, raros e podem não se aplicar a você, mas é importante que você esteja ciente delas:

 

Os lábios estarão dormentes imediatamente após a operação, semelhante à sensação de uma injeção de anestesia do dentista. O lábio superior recupera rápido. O lábio inferior é muito mais variável e pode demorar de 6 a 9 meses para retornar ao normal. Muito raramente a sensibilidade completa não retorna.
As pequenas placas de fixação são normalmente deixadas no local de forma permanente. Em menos de 10% dos casos, as placas são removidas, mas este é geralmente depois de terem feito o seu trabalho (consolidação óssea).
Em raras circunstâncias a mordida pode exigir ajuste podendo ser de apenas alguns milímetros fora do lugar, uma segunda operação para ajustar a fixação de placas pode ser necessário.
Se a recidiva ocorrer é excepcionalmente raro. Podem ocorrer em cirurgias com movimentos de 10 mm ou mais em uma mandíbula, pacientes que tenham tido previamente uma fissura no palato ou com uma mordida particularmente incomum.

 

Será que vou parecer diferente após a cirurgia?

Você certamente ficará com um aspecto diferente mas dependerá da extensão de seu problema original e da movimentação das arcadas. Cirurgia Ortognática visa equilibrar a estrutura óssea do rosto produzindo uma aparência facial harmoniosa e uma relação entre os dentes correta.
A grande maioria dos pacientes está satisfeito com os resultados e, embora possa haver alguns momentos difíceis durante o tratamento, os benefícios a você irão permanecer para o resto da vida.

 

Existe outra alternativa?

SIM, optar por não operar. A evolução de novas tecnologias tem permitido o surgimento de novas possibilidades de tratamentos na área médica, mas, no momento, este é o método mais bem sucedido e confiável de corrigir o seu problema.