O que é ATM?

ATM significa articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio, é uma das articulações mais usadas no corpo humano. A disfunção temporomandibular é a patologia dolorosa orofacial (não dentária) mais comum. É definida atualmente como uma desordem músculo-esquelética que envolve a articulação temporomandibular, os músculos da mastigação e as estruturas anexas.
Pode estar associada à outras desordens dolorosas crônicas como, fibromialgia e enxaquecas. Comorbidades como bruxismo, depressão e síndrome do cólon irritável estão também associadas às DTM.
Dentro desse contexto geral podemos ter dores de origem articular, muscular ou a associação de ambas. Este diagnóstico é fundamental para a escolha do tratamento adequado.

                       

 

O que é artroscopia?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que consiste na introdução de uma ótica que permite ser acoplada a um sistema de câmera/vídeo, obtendo-se uma visão direta e ampliada (cerca de 30x) das principais estruturas intra-articulares.
A vantagem desta técnica é a possibilidade de se realizar o diagnóstico direto das patologias que acometem a articulação nas quais não podem ser diagnosticadas com exatidão através dos exames de imagem (Ressonância Magnética). Outra vantagem seria a possibilidade de executar alguns procedimentos que, até então, só eram realizados de forma aberta (realização de incisão).

                

 

1 – Portal 1 para entrada de instrumental
2 – Portal 2 para entrada de instrumental (facultativo)
3 – Ótica

 

Infiltração Intra-articular

A infiltração intra-articular é um procedimento minimamente invasivo na qual é introduzido medicações dentro do espaço intra-articular através de uma injeção, geralmente realizado durante a artrocentese/artroscopia.

 

Viscossuplementação

A viscossuplementação da ATM e uma técnica minimamente invasiva que consiste na injeção intra-articular de ácido hialurônico com o objetivo de eliminar ou diminuir a dor, proporcionar ganho funcional articular através da recuperação biomecânica e promover uma melhoria qualitativa e quantitativa das propriedades do liquido sinovial restaurando os seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores.Outro aspecto que deve ser considerado ao realizar infiltrações intra-articulares de ácido hialurônico e a possibilidade do aumento de sua concentração e volume no liquido sinovial, facilitando a libertação das zonas aderidas no espaço articular superior e, algumas vezes, em ambos os espaços articulares (compartimento superior e inferior). Assim, proporciona uma melhor mobilidade articular e, consequente, diminuição do desgaste secundário, na medida em que permite melhorar a difusão de nutrientes e metabolitos importantes nos tecidos avasculares.

 

Plasma Rico em Fatores de Crescimento

O plasma rico em fatores de crescimento (PRGF) baseia-se no uso do plasma do próprio paciente obtido após centrifugação do sangue. A alta concentração de plaquetas obtidas (entre 2 a 10 vezes a concentração habitual) e a sua ativação levam a liberação de fatores crescimento. Estes fatores contribuem para o recrutamento de células reparadoras para as áreas com dano tecidual, aumentando a angiogênese (formação de vasos sanguíneos) e a proliferação de células da matriz tecidual. Este mecanismo é responsável pela diminuição da inflamação local (sinovite) e a melhoria da cicatrização da cartilagem articular. A utilização do PRGF em patologias da ATM está muito pouco documentada, no entanto, estudos apresentam bons resultados quando aplicado no tratamento de osteoartrose do joelho.